A Carreira de um Arquiteto de Software
O arquiteto de software tem como atividade principal coordenar e liderar as atividades e os artefatos técnicos no decorrer do projeto. Assim, esse profissional deve estabelecer uma visão, o agrupamento dos elementos e as interfaces entre os principais agrupamentos.
Esse profissional apresenta muitas competências dentre elas: quebrar a complexidade do desenvolvimento de aplicações em pedaços menores e mais gerenciáveis durante o design, entender as funções de cada componente, entender as interações e dependências entre os componentes de software e comunicar esses pontos com os desenvolvedores.
Além das responsabilidades citadas acima, pode-se definir duas principais, sendo elas:
Além das responsabilidades citadas acima, pode-se definir duas principais, sendo elas:
- Limitar as escolhas durante o desenvolvimento: escolhendo um padrão para a maneira de desenvolver as aplicações e definindo ou criando um framework para ser usado na aplicação;
- Indicar pontos potenciais de reutilização na organização ou dentro da aplicação: enxergando de uma maneira mais abrangente, adotando um design de componentização e tendo conhecimento e contato com outras aplicações na organização.
Dessa forma, tanto nessa carreira como em quaisquer outras é necessário ter como característica principal a dedicação ao trabalho e a busca por ampliar seus conhecimentos.
Esperamos que este post tenha sido útil....Até mais =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário