quarta-feira, 10 de julho de 2013

Diferentes Áreas de Atuação - Analista de Sistemas

A Carreira de um Analista de Sistemas


      Um analista de sistemas é responsável pela interpretação das necessidades de um software por parte dos clientes e passar tais informações aos programadores para que o sistema em questão possa ser desenvolvido. Ou seja, um analista de sistemas funciona como o intermediário entre essas duas partes envolvidas.
    Assim, sua responsabilidade principal é entender todos os requisitos importantes para o cliente e defini-los com base em prioridades para que o sistema atenda às necessidades do negócio. Algo assim, aparenta ser simples, mas na verdade, tal comunicação apresenta grandes dificuldades, pois comumente os clientes apresentam um vasto conhecimento do seu ramo de atuação e pouco conhecimento de tecnologia, enquanto os desenvolvedores apresentam um maior conhecimento da área tecnológica e da parte técnica, enquanto, desconhecem, na maioria das vezes, o tamos de atuação do cliente em questão. 
A imagem abaixo, ilustra como um mesmo projeto é visto pelas diferentes partes envolvidas no mesmo.
Imagem 1: O Projeto Visto de Diferentes Ângulos
    Tomando-se tais fatos como base, essa intermediação se torna algo mais complexo, mas nada que com um conhecimento em diferentes áreas, inclusive a área da informática é claro, e um estudo aprofundado da área de atuação do cliente não solucionem esse problema, permitindo assim uma comunicação com qualidade tanto com o cliente como com o desenvolvedor.
Assim, além de intermediar essa relação cliente/desenvolvedor, o analista de sistemas também busca as melhores soluções para o processamento das informações pelo sistema e é responsável pela adequação de hardware/software.
    Dessa forma, o analista de sistema precisa ter criatividade para buscar novas soluções, facilidade em comunicação e conhecimento variado para entender os requisitos solicitados pelo cliente e determinar quais são importantes para o sistema em questão, ter um bom perfil de liderança para coordenar corretamente a equipe de desenvolvedores e visão de projeto e negócio para adequar a melhor tecnologia e forma de processamento de dados à realidade do sistema desejado.
      De uma forma resumida, essas são as competências de um analista de sistema, esperamos que esse post te auxilie, e em breve estaremos mostrando mais sobre as outras áreas de atuação dentro da área de TI. 
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário