terça-feira, 17 de setembro de 2013

Que tal aprender Cobol?

Cobol

     Cobol é uma das linguagens de programação mais antigas, seu nome é a sigla COmmon Business Oriented Language (Linguagem Orientada aos Negócios), tendo seu objetivo principal em sistemas comerciais, financeiros e administrativos para empresas e governos. Suas características concentravam-se na excelente capacidade de auto documentação, bons métodos no manuseio de arquivos e excepcional modelagem de dados para a época, porém quando em comparação com as linguagens de programação atuais encontra-se em desvantagem quanto ao suporte de variáveis locais, recorrência, alocação dinâmica de memória e programação estruturada. 
      Mas ainda assim, trata-se de uma linguagem durável e adaptável, o que explica tal utilização atualmente por bancos e outros setores.


 O mercado de trabalho   

    No mercado atual, faltam profissionais especializados em uma linguagem não tão nova, mas ainda muito utilizada em bancos e alguns outros setores, onde o Cobol é sua plataforma de processamento dos negócios, estima-se que por dia, sejam processadas 200 vezes mais transações utilizando Cobol do que os acessos a pesquisas realizadas em alguns mecanismos de busca na internet.
    Isso mostra que o mercado para os programadores Cobol está necessitando de profissionais e que se trata de mercado ainda em ascensão, onde segundo Marco Leone, Country Manager da Micro Focus Brasil, "Quando os programadores Java e .NET perceberem que, um programador que também sabe Cobol ganha pelo menos 30% a mais, o interesse por esta plataforma de desenvolvimento irá aumentar naturalmente."


   Mesmo não sendo uma linguagem atual, o Cobol ainda é largamente utilizado e necessita de profissionais qualificados, vale a pena adquirir conhecimento dessa área para atuar no mercado tão carente de programadores Cobol. Esperamos que esse post lhe tenha agradado...até mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário