Que Tal Deixar Seu Sistema Operacional Atual de Lado e Ser Livre?
Atualmente, tem se se falado muito sobre as distribuições livres de sistemas operacionais, a utilização do Linux é estimulada cada dia mais, afinal proporcional uma experiência agradável e o principal é livre. Não é necessário pagar pela distribuição muito menos pelos programas utilizados. Isso faz com que o interesse na utilização do Linux cresça constantemente, porém, alguns usuários enfrentam problemas ao configurá-lo manualmente, mas isso não é um problema, as distribuições Linux, a cada lançamento estão ficando mais fáceis de configurar e com interfaces cada vez mais amigáveis ao usuário.
Distribuições Linux
Linux é apenas o nome do kernel utilizado, ou seja, do núcleo do sistema operacional, ele foi desenvolvido por Linus Torvalds, e seu nome correto é GNU/Linux, onde a maioria de seus programas e compiladores vem do projeto GNU.
Existem diversas distribuições Linux, cada uma com características próprias e diferentes configurações, para os usuários iniciantes e médios o Ubuntu é uma excelente distribuição, pois apresenta maior facilidade de uso e customização, programas com instalação tradicional, sem a necessidade de se utilizar comandos em terminal, pois muitos de seus softwares encontram-se disponíveis na forma de pacotes.
Mas também existem outras distribuições que proporcionam boas experiências com o Linux, tais como: o Linux Mint, o Debian, o Fedora, o Mandriva, o Kurumin, entre outros.
Interfaces Gráficas
As interfaces gráficas, ou seja, a "cara do sistema", mais comuns entre as distribuições Linux são o KDE e o Gnome. O Gnome se apresenta como o ambiente desktop original do Linux, proporcionando uma interface mais amigável e de fácil utilização. Enquanto o KDE se apresenta de forma bem semelhante às distribuições proprietárias de software, sendo de mais fácil utilização por usuários habituados aos softwares proprietários.
Em breve postaremos como baixar e como instalar algumas distribuições Linux. Esperamos que esse post lhe tenha agradado! Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário