segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Com Dedicação, Morador de Rua Aprende Programação e Cria Aplicativo de Sustentabilidade

Tudo começou em agosto de 2013, quando o engenheiro de software Patrick McCologue, de 23 anos, iniciou sozinho um projeto didático com moradores de rua, onde Patrick estava disposto a ensinar programação para um sem teto, e um dia, caminhando pelas rua de Nova York, encontrou Leo, um mendigo de 36 anos com vontade de aprender.
Como uma garantia do interesse de Léo, Patrick lhe deu duas opções distintas, na primeira, Patrick lhe entregaria 100 dólares para que Leo fizesse o que desejasse com a quantia e viraria as costas, indo embora; enquanto na segunda, Patrick ofereceria a Leo um laptop, alguns livros de programação e algumas horas de aulas particulares diárias com ele próprio.
E sim, para surpresa da maioria, Leo escolheu a segunda opção e passou a estudar programação para dispositivos móveis diariamente, onde, cerca de dois meses depois de iniciar sua jornada, Leo anunciou seu primeiro aplicativo, o GoGreen,  que mesmo sem possuir muitos detalhes, sabe-se que será algo voltado para informações sustentáveis. 
Em entrevista para o jornal americano Business Insider, Patrick McConlogue, comenta sobre sua experiência ensinando Leo: 
"Leo é um gênio particularmente preocupado com as questões ambientais. Desde que me sentei com ele pela primeira vez, pude vê-lo citar com perfeição os preços de importação/exportação de alimentos, a importância da energia solar e eólica, e sua aprovação para "iniciativas eficientes de transporte público". Ele é inteligente, lógico, e articular, e sério. Vi que ele possuía potencial e resolvi investir. Não me arrependo." 

O projeto de Patrick, que visa levar uma oportunidade diferente aos moradores de rua foi chamado de "JourneyMan", e vem dividindo as opiniões dos críticos, onde, alguns afirmam que ele é insensível com as pessoas sem-teto, e o projeto transformou o homem em seu projeto de estimação, enquanto outros, a maioria, afirma ser essa uma notícia louvável e que deve ser replicada em todos os meios de comunicação.
De qualquer forma, essa notícia é um grande "tapa na cara" da sociedade, onde muitos desistem de um sonho, por vontade própria, ou por achar que se trata de algo "difícil demais".


Fonte: Business Insider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário