quinta-feira, 27 de junho de 2013

Lógica de Programação

O que é Lógica de Programação?

A Lógica de Programação compreende o raciocínio lógico empregado no desenvolvimento de programas, englobando os conjuntos de regras de acordo com o tipo de programação que será realizada.
A Lógica de Programação se baseia em uma sequência de instruções em uma ordem sequencial lógica que levariam à realização de determinada tarefa em questão. Com relação à programação, uma boa lógica além de reduzir o tempo gasto na programação minimiza as possibilidades de algum erro lógico em seu código.

Algoritmos

Um algoritmo representa um conjunto básico de ações que devem ocorrer para que tal tarefa possa ser concluída, um bom exemplo que facilitaria tal compreensão seria um algoritmo (conjunto de ações) para se trocar uma lâmpada.
Algoritmo para trocar uma lâmpada:
- Pegue uma escada;
- Coloque-a embaixo da lâmpada;
- Busque uma lâmpada nova;
- Retire a lâmpada velha;
- Coloque a lâmpada nova;
- Desça da escada.

Um exemplo de um algoritmo mais complexo que o mostrado acima, pode ser um algoritmo para atender um cliente.
Algoritmo para atender um cliente:
- Verifique o preenchimento de um formulário
- Se (preenchimento correto) 
    Então 
        Arquivar documento;
        Fornecer protocolo;
    Senão
        Adquirir outro formulário;
        Fazer novo preenchimento.
- Despeça-se educadamente do cliente.

Como você pode perceber o algoritmo para atender um cliente é mais complexo que o algoritmo para trocar uma lâmpada pois ele apresenta uma condição, o correto preenchimento do formulário, pois se o preenchimento estiver correto, deve-se realizar uma ação diferente da que deve ser tomada caso o preenchimento esteja incorreto.

Assim, uma boa lógica de programação torna muito mais rápida e eficiente a criação de algoritmos, e consequentemente a criação dos programas.

Programas

Os programas são um algoritmo escrito de forma que o computador possa interpretá-lo, ou seja, escritos em alguma linguagem de programação, Portugol, Pascal, C, por exemplo, essas linguagens citadas são as linguagens usadas para um aprendizado inicial e para uma melhora significativa na sua lógica de programação. 

Em breve, faremos mais posts sobre lógica de programação com alguns exemplos práticos.

Um dica válida é exercitar bem seu raciocínio lógica e sua lógica de programação para que na hora de criar seus algoritmos e programas, você obtenha uma maior agilidade e menos ocorrências de erros lógicos. ;)



E o que vem a ser uma informação?

Uma dúvida persistente e muito cobrada e o conceito de informação, afinal, é por ela que os sistemas de informação trabalham, a coleta, o processamento, a transmissão e a disseminação dos dados por parte de um sistema, visa a informação. Portanto, uma informação pode ser definida, de forma abrangente, como "um dado que possa ser útil para alguma aplicação ou pessoa." (FOINA,Paulo Rogério). Assim, qualquer dado que possua importância para uma pessoa, ou até mesmo uma aplicação, é considerado uma informação. 
Dessa forma se torna fácil compreender tal conceito, mas uma informação não basta ser um dado importante, ela ainda deve possuir certo nível de qualidade, o que nos leva a um outro questionamento, como medir a qualidade da informação? Dentre muitas qualidades que uma informação pode ter, pode-se destacar duas, consideradas mais importantes, a disponibilidade e a precisão, pois uma informação deve estar disponível na hora em que for necessária, e também deve ser coerente com o fato em questão. Só quando a informação atender as esses dois quesitos ela poderá ser considerada uma informação de qualidade.

Imagem 1: Tecnologia da Informação. Disponível em : http://www.linkatual.com/tecnologia-informacao.html

terça-feira, 25 de junho de 2013

Afinal, o que é um Sistema de Informação?

Atualmente, ouve-se falar constantemente dos Sistemas de Informação e da área de Tecnologia da Informação, mas afinal, o que é um Sistema de Informação? 
Essa dúvida, provavelmente persiste ainda em muitas pessoas e, sendo sinceros, não sabíamos também do que se tratava Sistemas de Informação ao optar pelo bacharelado na área, essa descoberta veio sendo feita ao longo do curso, e o gosto pela área também. =]
Uma definição bem abrangente de um sistema é a do biólogo Ludwing Von Bertalanffy (1971), segundo ele, "sistema é um conjunto de partes, as quais formam um todo com objetivo comum".
Analisando tal definição e aplicando no conceito de informação, podemos concluir que um Sistema de Informação é quaisquer sistema, automatizado ou manual, abrangendo pessoas, máquinas e métodos de coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representem um informação.
Agora, quando se trata do curso de graduação em Sistemas de Informação, pode-se afirmar que o foco é a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. 
Assim, pode-se imaginar a abrangência de tal área. Para isso, este blog foi criado, com o intuito e proporcionar um melhor conhecimento do curso de Sistemas de Informação, das áreas abrangentes e de tudo o que é possível aprender nessa área.
Esperamos que esse blog possa ser útil aos ingressantes e interessados na área de TI.


Bem-vindos!

"Um pessimista vê dificuldades em cada oportunidade. Um otimista vê oportunidade em cada dificuldade."
A frase acima representa a tradução da seguinte frase de Winston Churchill: "The pessimist sees difficulty in every opportunity. The optmist sees the opportunity in every difficulty."